Avaliação de imóveis: como funciona o cálculo?

A avaliação de imóveis é um assunto cada vez mais recorrente do mercado imobiliário. Afinal de contas, um imóvel avaliado corretamente, seja para venda ou locação, tem chances de ser negociado muito mais rápido

Mas, a pergunta que não cala é a seguinte: como funciona o processo de avaliação de imóveis? 

E é justamente sobre isso que trataremos neste artigo! 

O que é a avaliação de imóveis?  

Resumidamente, a avaliação de imóveis refere-se a definição do preço de venda ou locação de um imóvel considerando seus atributos construtivos. Tais como: 

  • Metragens (área total e construída);
  • Ano de construção;
  • Se o projeto foi assinado por um arquiteto renomado;
  • Se há problemas estruturais na propriedade ou a necessidade de reformas;
  • Entre outros.

Não esquecendo também da documentação do imóvel e do mercado no qual ele está inserido. Características podem contribuir com a agilidade no processo de negociação e, até mesmo, com a valorização do imóvel. 

Mas, além destes, existem outros fatores que influenciam diretamente a avaliação de imóveis. Nos tópicos abaixo apresentaremos alguns deles. 

Fatores que influenciam a avaliação de imóveis:

Racionalidade e profissionalismo

O apego emocional é uma característica muito presente entre os donos de imóveis, especialmente no mercado imobiliário nacional. 

Porém, este sentimento pode ser prejudicial no processo de avaliação de imóveis. Uma vez que, abre margem para ocorrer uma elevação infundada no valor final do imóvel

Por isso, é necessário usar a racionalidade a seu favor neste momento e ser imparcial. 

Para isso, você deve procurar um corretor de imóveis credenciado para realizar a avaliação do seu imóvel

Dado que, somente este profissional tem o conhecimento e experiência necessários para precificar corretamente a sua propriedade. Considerando não apenas as características do imóvel, mas também o mercado da região e o perfil do cliente em potencial.

Oferta e demanda ditam o jogo! 

Assim como em qualquer mercado, a lei da oferta e demanda tem forte influência na precificação de uma mercadoria. 

Basicamente, este fator considera a quantidade de produtos disponíveis em uma determinada região e o volume de pessoas interessadas em consumi-los. 

Essas informações são importantes para entender como anda a concorrência e quais as últimas negociações realizadas em uma determinada região e período. Bem como, nos ajudam a ter um panorama do mercado.

Não é à toa, que a lei da oferta e demanda é um dos fatores mais relevantes de uma avaliação imobiliária!

Vale a pena investir em diferenciação 

Como dissemos no início deste artigo, a avaliação de imóveis tem como base os atributos construtivos de uma propriedade. Sendo assim, os chamados “diferenciais” também são considerados no cálculo final!

Estes diferenciais são adicionados a construção com o intuito de modernizá-la ou facilitar rotina do seu morador. Além de, é claro, contribuir com a valorização do patrimônio

Como exemplos temos: 

  • Colocação de armários planejados;
  • Instalação de sistemas de climatização, automação ou irrigação; 
  • Mobília e decoração inclusas na negociação; 
  • Se a propriedade tem quintal ou não;
  • Entre outros. 

A existência de espaços para recreação e a prática de home office também são considerados diferenciais valorosos para uma avaliação de imóveis. 

Localização também importa! 

Outro ponto considerado no cálculo de uma avaliação imobiliária é a localização da propriedade. 

Imóveis em regiões próximas de estabelecimentos comerciais, escolas e rodovias costumam ser mais valorizados. Uma vez que, promovem mais facilidade na realização de tarefas do dia a dia. 

Aproveite para ler: 

O mesmo acontece com propriedades com vista para o pôr do sol, lago ou próximas de áreas verdes. Afinal de contas, estas regiões são consideradas mais nobres por oferecem mais segurança e privacidade! Além de promoverem um contato maior com a natureza.

Com isso em mente, fica mais fácil entender porque imóveis anunciados em uma mesma região podem variar tanto de valor. 

Direcionamento de público e mercado 

Entender o perfil do público para quem o imóvel foi feito é fundamental para produzir uma boa avaliação de imóveis. Posto que, com essa informação é possível encontrar um novo proprietário ou inquilino para a propriedade mais facilmente

Além disso, o conhecimento de mercado do corretor de imóveis também deve ser considerado durante o processo de precificação! 

Pois, a visão deste profissional pode tornar o valor final da propriedade mais competitivo, atrativo e justo para a realidade atual do mercado imobiliário. Evitando o risco de que o seu imóvel seja anunciado por muito tempo e não receba nenhuma visita ou proposta. 

Com todas essas informações em mente, concluímos que avaliar um imóvel não uma tarefa fácil. Muitas variáveis devem ser consideradas e somente um corretor de imóveis qualificado pode fazer isso. 

Por isso, se você tem um imóvel parado e deseja vender ou alugá-lo, conte com a nossa equipe! Estamos preparados para avaliar o seu imóvel da maneira correta e negociá-lo com rapidez e segurança.

Fale conosco pelo WhatsApp (11) 98843-2339 ou ligando para (11) 2429-6293.

Esperamos que você tenha gosta desse conteúdo e até a próxima semana! 

Gostou? Compartilhe agora!

Veja nossos posts mais acessados!